top of page

Hanoi e o "carnaval" Vietnamita

Hanoi - será o carnaval ?!

Vietnam 10#

Voltei a Hanoi já de noite, exausta depois de tanta remadela :D

Ainda fui buscar a minha mochila ao hotel onde tinha tomado banho, para ir para o meu, quando me deparo com um cenário carnavalesco, ruas que mais pareciam um mar de gente... nunca fui ao carnaval do Rio, mas imagino que as ruas devam estar de forma semelhante.

Não fazia ideia que um dos festejos mais populares do Vietnam era o festival de "Meio de Outono" ... há pessoas mascaradas, malta a cantar na rua, street food em todo o lado, malta a comer no chão, no lado, literalmente no meio da passadeira... enfim, vale tudo!


Milhares de pessoas aglomeram-se no Lago Hoàn Kiếm e no Bairro Antigo de Hanói para comemorar, dia e noite.


No dia seguinte consegui aproveitar a cidade, e felizmente estava num quarto mesmo no centro e perto do Lago, e deu para aproveitar o domingo misturando-me com os locais o mais possível.


Mal sabia no que me estava a meter ahahahahah domingo é dia de familia quase oficial. Por isso, as ruas estão reservadas apenas para os peões no centro e à volta do lago, os miudos andam na rua com os seus carrinhos, há balões e todo um circo ambulante pela cidade. Precioso.


Não consegui evitar comparar com alguma da nossa cultura... em que muitas familias acabam por se enfiar em centros comerciais, ou se calhar não dedicar o seu tempo a interargir com os filhos mais do que um tablet... Nada é perfeito, e não é minha intenção criticar ninguém... mas foi uma lufada de ar fresco ver tanta gente a realmente aproveitar o seu tempo de qualidade com a familia e principalmente as crianças.


Entretanto, os adolescentes andam pelas ruas, em grupos a fazer trabalhos para a escolas, tirar fotografias ou a fazer videos para o youtube ou redes sociais... uns 3 grupos de miudas vieram falar comigo porque tinham um trabalho de casa da aula de inglês para praticar o idioma... passámos toda a manhã entre fotografias, entrevistas, videos, sei lá! Foi tão bom partilhar estes momentos!

Não é que não visse outros turistas por ali, mas não vi mais ninguém sozinho...e por norma abordam-nos mais facilmente quando estamos sozinhos, do que acompanhados.


Hanoi é a capital do Vietnam, e a cidade tem perto dos 8 milhões de habitantes.


É preciso reforçar que o Vietnam ainda é um país comunista, apesar de todos os esforços do EUA e dos aliados, fez parte do Dominó Comunista após a II Guerra Mundial.

E apesar de menos rigído ou visivel aos olhos do Ocidente, em 2017 por exemplo, no ano em que eu lá estive, foi preso um blogger da qual nunca mais ninguem ouviu falar - sabe onde está - por criticar o governo e as políticas comunistas.


Há propaganda, há retratos do lider do partido em todos os restaurantes, cafés, casas, quartos de hotel, como se de um Deus se tratasse.


Das pessoas com mais falei, ninguém acredita no comunismo, nem no governo, mas vivem no medo. Baixam a cabeça e levam a vida sem levantar muito a "garimpa" para não dar nas vistas.

É preciso perceber que só em 2014 os EUA começaram a levantar o embargo económico ao Vietnam, com mais de 30 anos.

O Vietnam é hoje um dos países com maior taxa de desenvolvimento, à medida do que foi a China há 20 anos atrás, com a mesma ideologia política, opressão e estratégia económica.

https://www.bbc.com/news/world-asia-pacific-16568035

Deixo-vos aqui um Link com uma linha cronológica dos acontecimentos mais importantes do Vietnam


Neste dia, tinha ainda uma horas livres e resolvi aproveitar o resto do domingo ...a fazer mais uma tatuagem para recordação.

No ano anterior tinha começado uma intenção, que se transformou entretanto em tradição. Tatuar por onde viajo. Não o fiz sempre, nem faço por fazer...tem de ter significado, e quero sempre lembrar-me porque fiz.

Nesta altura devia ter umas 4, hoje já vou com 16.


Esta para mim será sempre um simbolo de coragem. De coração no mundo. De vontade. "Wanderlust"

foi escrita à mão pelo tatuador, sem ajudas de computador ou nada. Disse-lhe o que queria e ficou perfeito à primeira.


Mas só como nota de rodapé, o dificil foi encontrar coragem para entrar na loja, que era um num beco escuro, sem luzes... lembro-me de pensar na altura "não sei se tenho mais vontade de tatuar ou medo de perder um rim"... mas fui na mesma :D

Nessa noite fui na aventura mais louca de sempre, até à fronteira com a China.


Mas conto-vos amanhã.

Obrigada por estarem aí <3


IMG_5531_edited.jpg

Olá, que bom ver-te  por aqui!

Eu sou a Mafalda.

Bem vind@ a este espaço de partilha e de todo este mundo cor de rosa - que ainda está em construção.

​

Vão existir temas sobre Viagens, Loucuras e Aventuras, Nutrição, Artes, Arquitectura... nem sei ainda muito bem. 

Mas a vida é mesmo assim, certo? 

O caminho vai-se traçando ao longo da jornada.

​

Se quiseres receber notificação quando saírem novos posts, subscreve :)

​

em breve terei novidades para partilhar

(e prometo não enviar mil emails a chatear ninguém)

Fica por dentro de todos os posts

Obrigado por assinares!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page