top of page

Ha Long Bay - remar a favor da maré

Vietnam 9#


A caminho de Hanoi, a viagem de comboio nocturno, que demorou cerca de 13h.

Nesta viagem, partilhei a cabine com uma familia vietnamita, com um pequeno "buddha" que felizmente não chorou nem gritou durante a viagem. :D

Paguei cerca de 30€, e temos direito a um beliche, uma almofada e um cobertor usado para aí umas 1234556789 vezes... AC gelado e toda a malta a aquecer a comida nas suas cabines ahahahah que piteu!


Ainda assim, valeu-me conseguir dormir umas boas horas, ler outras, e ainda tentar observar a dinamica da familia que estava a ver televisão vietnamita nos telemóveis. Os programas de TV no vietnam são especialmente estridentes...mais do que os chineses acho eu.


Cheguei por volta das 5h30 da manhã...e tinha um problema...

Para além de não saber sequer para que lado era a cidade, a esta hora estava tudo fechado e tinha pago uma excursão para Ha Long Bay, mas que só saía de Hanoi por volta das 9h30 da manhã...O hotel só estava reservado para essa noite, por isso agora tinha de esperar na rua.


Eis que, mais uma vez, me liga a minha amiga Khuu para confirmar se cheguei bem.

Contei-lhe o que se passava, e prontamente disse-me, que ligava de volta em 5min. Quando retornou a ligar disse-me o nome do sitio onde me devia dirigir. Lá fui, pelo meio das ruas escuras e sujas, mais a minha parceira de 10kgs, até ao local indicado.


Era um outro hotel, onde um amigo da Khuu trabalhava. Estava a dormir na sala da recepção, com o resto do staff.

E amavelmente me ofereceram um sofá para esperar pela minha hora (não havia quartos disponíveis). Com tudo fechado, acabei por adormecer com o staff no lobby do hotel, fazendo da mochila a almofada.


Por volta das 8h vieram acordar-me, e dizer que podia ir a um quarto tomar um banho e trocar de roupa, já que os hospedes tinham feito o checkout mais cedo que o previsto. Agradeci pela vida! Depois de 13h num comboio sujo, um banho foi uma benção!


Ainda me deram pequeno almoço antes de seguir para a excursão, deixei-lhes a minha mochila grande para guardarem todo o dia e não me deixaram pagar nada.... digam lá se não foi um anjinho da guarda?


Segui para Ha Long Bay - cerca de 170km - , que tem das paisagens mais magníficas e emblemáticas do Vietnam.


A Baía de Ha Long, no Golfo de Tonkin, inclui cerca de 1.600 ilhas e ilhotas, formando uma paisagem marinha espetacular de pilares de calcário e cobrindo uma área de mais de 1.500 quilômetros quadrados. Por causa de sua natureza íngreme, a maioria das ilhas é desabitada e não é afetada pela presença humana. A grande beleza cênica do local é complementada por seu grande interesse biológico.


É, como tantos outros sitios maravilhosos do Vietnam, património da UNESCO, desde 1994.

Para muitos turistas, este lugar é como algo saído de um filme. O fato é que a Baía de Halong apresenta uma grande variedade de biodiversidade, enquanto o cenário surrealista já apareceu em inúmeros filmes.


Adorei o dia, conheci imensa gente e em especial o meu querido amigo Tanakon, de Bangkok, que mais tarde fui visitar.

Este passeio incluía umas horas de kayaking pelas ilhotas, e nós éramos os únicos sozinhos, por ou iamos sozinhos ou juntos....


Ora, esta criatura com quase 2m de altura e claramente com mais de 120kgs estava com medo de se meter na canoa... não sabia nadar, nem remar e com o tamanho da canoa vs o dele, ainda com mais receio ficou.


Por outro lado, eu sabia nada, pesava uns 54kgs e nunca tinha entrado num kayak na vida... perfect combo! ahahahah


Lá nos safámos ! eu fui atrás, ele na frente (pensava o instrutor que era a melhor solução).... digo-vos que no dia seguinte não mexia os bracinhos... porque o meu amigo não sabia mesmo remar e quase caímos dentro de água...e então ou andávamos às voltas, ou remava eu.... estão a ver a quem calhou a fava? Quando precisarem de alguém para remar, já sabem! :D


Felizmente, adora fotografar, por isso aproveitámos e tirou-nos imensas fotografias giras e ainda fizémos uma video chamada para o namorado dele, que estava em Bangkok.

O importante era enfrentar o medo. "Raios me partam" se ia para Ha Long Bay e não ia viver a experiência completa de cair dentro de água! ahaha mas não chegámos a virar o kayak. Fui para dentro de água depois porque quis.


Foi um dia espetacular! Vale tanto a pena. Ir ao Vietnam sem ir a Ha Long Bay, não é hipótese. É para ir para a vossa lista.


Amanhã conto-vos como foi em Hanoi.

Obrigada por estarem aí.




IMG_5531_edited.jpg

Olá, que bom ver-te  por aqui!

Eu sou a Mafalda.

Bem vind@ a este espaço de partilha e de todo este mundo cor de rosa - que ainda está em construção.

​

Vão existir temas sobre Viagens, Loucuras e Aventuras, Nutrição, Artes, Arquitectura... nem sei ainda muito bem. 

Mas a vida é mesmo assim, certo? 

O caminho vai-se traçando ao longo da jornada.

​

Se quiseres receber notificação quando saírem novos posts, subscreve :)

​

em breve terei novidades para partilhar

(e prometo não enviar mil emails a chatear ninguém)

Fica por dentro de todos os posts

Obrigado por assinares!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page